top of page

e-Social - Cronograma de Implantação


Normalmente fazemos as coisas na ultima hora. Acreditamos que irá haver prorrogações. Bem, tudo este comportamento deverá ser avaliado, estamos na eminencia da implantação dos eventos do e-Social na área de Saúde e Segurança do Trabalho. O e-Social já é uma realidade, muitos dos eventos já estão em pleno funcionamento desde 2017.

Os eventos de Saúde e Segurança foram prorrogados de janeiro de 2019 para janeiro de 2020, mas este prazo aparentemente longo é na realidade muito curto para todas as ações necessárias para deixar os documentos alinhados e adequados para serem transmitidos. Uma vez informado uma situação inadequada no e-Social isto

pode gerar uma “Bola de Neve de Multas e Passivos Trabalhistas”. Então, vamos nos preparar de forma adequada.

Fluxograma de Ação

1- Informar a Lida se a empresa se enquadra em qual grupo:

  • Grupo 1: faturamento acima de 78 milhões

  • Grupo 2: Demais entidades empresariais

  • Grupo 3: Simples ou MEI

  • Grupo 4: Órgão público

2- FALAR A MESMA LÍNGUA - RH, SAÚDE E SEGURANÇA.

A fase da Medicina e Segurança do Trabalho teve o cronograma alterado, porém o prazo é curto e há muito o que ser feito.

Com certeza sua empresa terá que realizar mudanças nos processos de Medicina e Segurança do Trabalho. Vamos REVISAR atividades e definir práticas para adequar sua empresa à legislação.

Uma revisão minuciosa dos DOCUMENTOS de Saúde e Segurança para corrigir inconsistências ou informações conflitantes com as informadas pelo RH. Padronizar e unificar o envio das informações o eSocial também vai viabilizar o cruzamento entre os dados fornecidos pela empresa ao Fisco, daí a importância de tê-los sempre atualizados.

No âmbito trabalhista, por exemplo, se a empresa declarar que têm ruído acima de 85 dB (informação de Segurança) e não faz o recolhimento do adicional para aposentadoria especial (informação RH) ao enviar as informações pelo eSocial, estará sujeita a multas e até autuações dos órgãos fiscalizadores.

Consideramos que a comunicação entre as áreas de RH, Saúde e Segurança devem estar alinhadas com as informações e prazos para que a informações e o envio transcorram de forma correta e dentro dos prazos.

Vamos lidar com isso, agora! Juntos.

Aguardamos seu retorno para agendarmos nossa reunião.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page