Suas Dúvidas Respondidas
Entender as complexidades da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pode gerar muitas perguntas.
Pensando nisso, reunimos as dúvidas mais frequentes de nossos clientes e do mercado para oferecer respostas claras e objetivas.
Se sua pergunta não estiver aqui, não hesite em nos contatar!
Perguntas frequentes
Suas funções variam conforme a formação (médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro). O campo de atuação é vasto:
• Engenheiros e Técnicos de Segurança: Atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA e trabalhadores sobre EPIs, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, realizando inspeções de segurança, laudos técnicos e ministrando palestras e treinamentos. Frequentemente, são responsáveis pela implementação de programas de meio ambiente e ecologia.
• Médicos e Enfermeiros do Trabalho: Dedicam-se à saúde ocupacional, prevenindo doenças, realizando consultas, tratando ferimentos, ministrando vacinas e fazendo
É uma exigência legal que visa proteger a integridade física e mental dos trabalhadores. Além de cumprir a legislação, a Segurança do Trabalho organiza a empresa, aumenta a produtividade, melhora a qualidade dos produtos e fortalece as relações humanas no ambiente de trabalho.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que pode causar morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Equiparam-se a acidentes de trabalho:
• Acidentes ocorridos prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho.
• Acidentes ocorridos em viagem a serviço da empresa.
• Acidentes no trajeto entre a casa e o trabalho ou vice-versa.
• Doenças profissionais (provocadas pelo tipo de trabalho).
• Doenças do trabalho (causadas pelas condições do trabalho).
O profissional de Segurança do Trabalho possui uma ampla área de atuação, presente em todas as esferas da sociedade onde há trabalhadores. Geralmente, atuam em fábricas, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes estatais, mineradoras, extração e até em empresas agroindustriais.
Tem como objetivo assegurar e facilitar a melhoria contínua das condições de saúde dos trabalhadores (individual e coletivo), nas dimensões física e mental, e promover a interação saudável entre as pessoas e seu ambiente social e de trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a uma função e realiza reavaliações periódicas, enfatizando os riscos ocupacionais.
É um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que visam eliminar, neutralizar ou reduzir lesões e danos decorrentes das atividades laborais. Pode fazer parte de um Sistema de Gestão (como Gestão da Qualidade) e, atualmente, baseia-se em normas internacionais como OHSAS 18001 e BS-8800.
Ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, buscando torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas, visando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema.
Não. Somente profissionais com graduação em engenharia e arquitetura, com especialização em engenharia de segurança do trabalho e registrados no Conselho, possuem competência legal para elaborar os laudos mencionados. Isso é regulamentado por dispositivos legais como a Lei 5.194/66, Lei nº 7.270/84, CLT (Art. 105), Lei nº 7.410/85, Decreto nº 92.530/86 e Resolução n° 359/91 do Confea.
