Coronavírus - Veja o que a suspensão do estudo com a vacina de Oxford significa:

A pesquisa com uma das vacinas em estágio mais avançado para a Covid-19 foi suspensa após um possível efeito colateral grave. Quais as repercussões disso?


Após iniciar em junho a fase 3 de pesquisas clínicas (a última etapa necessária antes de obter uma aprovação oficial), a vacina da Universidade Oxford e da farmacêutica AstraZeneca contra o coronavírus sofreu um revés. Um possível caso de efeito colateral grave foi registrado no Reino Unido, o que motivou a suspensão do estudo, como mostra VEJA. Mas o que isso significa na prática e quais as consequencias da medida?


Começando pela reação adversa: não há um posicionamento oficial sobre exatamente o que teria acontecido com o voluntário. Segundo o NY Times, uma fonte anônima alegou que se trataria de um caso de mielite transversa — uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal e pode ser provocada por vírus (inclusive pelo coronavírus em si). Cabe destacar que essas interrupções são relativamente comuns em experimentos desse

tamanho – e, muitas vezes, não dão em nada. Em comunicado, a Anvisa disse que “o procedimento está previsto”.


Denise Garrett, a epidemiologista brasileira, vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, afirma: “Não sabemos o tipo de evento adverso detectado. Sabemos que é grave. De acordo com o FDA, um evento adverso é grave se envolve morte, risco de vida, hospitalização, incapacidade significativa, ou se requer intervenção médica para prevenir um desses resultados”.


Ponto importante: não dá pra saber se esse caso está realmente ligado à vacinação, ou se foi apenas uma coincidência. E, mesmo que o imunizante realmente tenha disparado o efeito colateral grave, os cientistas precisam analisar o caso para verificar quão comum ou rara seria uma manifestação dessas — e aí pesar, junto com as autoridades, os potenciais riscos e benefícios.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-o-que-a-suspensao-do-estudo-com-a-vacina-de-oxford-significa/





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Criado por:

Gisele Mera Spada e

Fabiana Russi

           Siga

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram