top of page

A Jornada do Herói - 7º Passo: Aproximação da caverna oculta (Estado de Recurso / Congruência / Ress

Neste estágio O HERÓI (você) chega ao lugar mais ameaçador do MUNDO ESPECIAL (Sua busca): a CAVERNA OCULTA (muitas vezes esse lugar é o quartel-general do inimigo). Esse é o lugar onde está escondido o objeto de sua busca. A APROXIMAÇÃO é o estágio de preparação do HERÓI e seus aliados antes de entrar na CAVERNA OCULTA.

Entre o coração e a razão

Na arte da guerra Sun Tzu escreveu: Se você conhece seu inimigo e a si próprio, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas. Se conhece a si próprio, mas não conhece o inimigo, para cada vitória também sofrera uma derrota. Se você não conhece o seu inimigo conhece nem a si próprio, sucumbira a todas as batalhas.

Portanto você tem a batalha que irá travar e nesta batalha que estamos falando é contra seus inimigos internos que estão te mantendo afastado da sua META. Nesta jornada estivemos na busca do conhecimento destes inimigos (sabotadores) então agora PLANEJE como irá conquistar sua META, estude seu objetivo.

E se prepare para a situação. Observe a tabela abaixo

As partes C e B são estados internos sem recursos e você precisa mudar antes de lidar com quaisquer problemas reais que possa estar enfrentar. Aja nas situações nas quais você pode fazer a diferença, permaneça calmo quando não pode – Faça a distinção entre:

  • Estado COM Recurso e o

  • Estado SEM Recurso.

Outra estratégia é verificar a CONGRUÊNCIA, é o envolvimento, o senso de direção e energia interior, que lhe permite se aproximar daquilo que deseja. Ela é obtida quando todas as suas partes estão trabalhando juntas em direção aquilo que você deseja.

Exemplo: eu tenho um discurso sobre qualidade de vida (alimentação, atividade física ...) e tenho hábitos saudáveis de acordo com o meu discurso.

O oposto é a INCONGRUÊNCIA, um estado de divisão interior e indiferença. Ela provoca o mau desempenho no trabalho e na saúde, criando um conflito interno.

Exemplo: Pode parecer estranha mas pode ter partes suas que não conseguem aceitar emagrecer ou ficar sadio, pois considera que ficando no estado atual (acima do peso ou doente) é mais aceito ou que cumpre seu papel dentro da dinâmica familiar.

Outra estratégia é a PERCEPÇÃO DO DESAFIO, ocorre quando pensamos em objetivos, tornando os eventos em oportunidades de nos aproximar daquilo que desejamos. Os eventos não tem significado fixo, eles podem significar qualquer coisa que você queira – você pode RESSIGNIFICÁ-LOS. Então quando estiver se aproximando da caverna oculta (seu desafio / fator estressante) pergunte:

  • O que poderia significar?

  • O que gostaria que significasse?

  • Como poderia ser um desafio útil?

Você pode consultar os outros posts para auxiliar na aplicação das técnicas de PNL.

Até aqui vimos:

1º Saber quem é para poder se tornar naquilo que quer ser.

2º Analise dos seus comportamentos e as emoções envolvidas no comportamento

3º Analise do comportamento e a importância dos valores “o que motiva a ter aquele comportamento” envolvidos em cada comportamento, de forma a obter uma mudança mais consistente.

4º Se aconselhar com um mentor para que possa estruturar sua jornada

5º Definir uma meta utilizando o SMART e construir um futuro com a linha do tempo.

E agora vamos analisar o progresso que fez ao longo deste mês em relação a sua meta. Você esta INDO EM DIREÇÃO A SUA META ou você esta SE AFASTANDO DA SUA META?

6º Descobrir quem são seus aliados e seus inimigos internos e assim poder usar a técnica de Ressignificação e mudar um comportamento que esta te afastando do seu objetivo (Sabotador Interno) por um comportamento mais adequado (Estado de Recurso), ressignificar suas crenças de forma a obter seus objetivos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page