A Jornada do Herói - 5º Passo: O cruzamento do limiar - tornar-se um novo ser.
Te convidei para uma jornada que iremos fazer juntos ao longo deste ano.
Até aqui vimos:
1º Saber quem é para poder se tornar naquilo que quer ser.
2º Analise dos seus comportamentos e as emoções envolvidas no comportamento
3º Analise do comportamento e a importância dos valores “o que motiva a ter aquele comportamento” envolvidos em cada comportamento, de forma a obter uma mudança mais consistente.
4º Se aconselhar com um mentor para que possa estruturar sua jornada
E agora você vai estabelecer as metas da sua jornada, toda jornada é uma busca, o que esta buscando? O que precisa ser mudado ou melhorado?. Você já colocou no 1º passo aquilo que não gosta em você, então vamos estabelecer uma meta para a mudança deste comportamento ou aspecto que não gosta.
Uma meta deve ser SMART:
Especifica dizer “exatamente” o que quer de forma clara e objetiva.
Mensurável fácil de medir se esta sendo alcançada ou não.
Atingível a meta é realista e possível de ser alcançada.
Relevante a meta apoia e esta alinhada com seus valores
Temporal a meta tem prazos definidos para ser alcançada.
Tendo estabelecido sua meta, verificar se esta atendendo aos quesitos SMART.
Deixe anota sua meta em um local visível e que possa ver com frequência.
Hora de preparar a mochila para iniciar a jornada, mas antes podemos ter projetar como imaginamos que será a viagem. Observar, sentir como será este caminhar, para isso vamos utilizar uma técnica de PNL – Programação Neurolinguística chamada Linha do Tempo.
A Linha do Tempo, para a construção do futuro, torna esse processo consciente e positivamente manipulável. Imagine na sua frente uma linha que simboliza a sua vida e coloque no chão uma representação dessa linha com uns 3 a 4 metros de comprimento.
Marque na linha o passado, o presente e o futuro. Fora da linha observe-se no presente e no futuro.
Como é no presente e como quer ser no futuro. Tome lugar na linha no presente com o olhar voltado para o futuro.
Sinta a sua vida atrás de si, pergunte-se “quem sou” e imagine como quer ser no futuro.
Tome o tempo necessário, caminhando e sentindo as diferenças. Fora da linha observe-se na linha e investigue as diferenças entre o você agora e o você no futuro. Vá diretamente para o lugar específico no futuro do novo você e sinta as objeções que possam surgir por ser assim. Demore-se e seja crítico consigo, sentindo qualquer voz interior de protesto. Saia da linha e faça mentalmente as transformações necessárias com base no que sentiu na linha.
Entre e saia da linha as vezes necessárias até que não haja nenhuma objeção dentro de si sobre este novo você. Fora da linha observe de novo as diferenças entre você e o novo você. O que tem você agora de aprender e fazer para chegar ao novo você no futuro. Entre na linha no agora e caminhe sentindo-se a crescer até ao momento da realização com sucesso do novo você. Faça isso as vezes necessárias até que sinta dentro de si que este novo você deixou de ser um desejo. Cada passo que dá é já, de certa forma, o desabrochar de um novo dia.
Você pode assistir ao vídeo da linha do tempo que irá explicar passo a passo – CLIQUE AQUI.
Sua jornada te espera. Boa viagem