top of page

A Jornada do Herói - 2º Passo: O CHAMADO À AVENTURA (AUMENTO CONSCIÊNCIA)

Agora que você já sabe os comportamentos que não gosta e que precisa mudar, ás vezes isso basta, mas na maioria das vezes não é o suficiente.

Muito dos nossos comportamentos são reações as emoções, mas as emoções são distintas dos comportamentos, então para assumir o controle é necessário identificar as emoções por trás do comportamento.

A jornada começa com a conscientização de como nossas emoções podem nos manter prisioneiros a serviço de resultados contrários ao nosso bem estar.

O chamado a aventura, é a consciência da impotência da mudança, é o fundo do poço, quando temos que parar e optar: a hora é agora ou vou me resignar a resultados insatisfatórios e frustrante?

No 1º passo – (Mundo Real) você escreveu uma carta para você:

1.Aquilo que não gosta em você,

2.Aquilo que acha que os outros não gostam em você.

3.Aquilo que acha que você pode melhorar

4.Aquilo que acha que os outros querem que melhore.

Agora vamos dar o 2º passo (O Chamado), proponho que releia a carta que você escreveu e identifique as emoções por trás dos comportamentos, crenças e/ou identidade.

P.ex:

• Comportamento: não gosto de perder o controle e falar alto / Emoção por trás: raiva, impotência

• Crença: “acredito” que me achem intrometida / Emoção por trás: exclusão, abandono

• Identidade: “eu sou” chorona / Emoção por trás: Carência, inadequação.

As vezes seu filho pode estar de cara amarrada o dia inteiro e você diz que ele esta zangado, mas se perguntar a ele pode ser que ele diga: estou triste pois meus amigos estão tirando saro de mim.

Veja que a emoção zangado é diferente de triste.

Mesmo que a emoção pareça muito desagradável, ela é válida enquanto sinal. Mesmo as emoções mais desagradáveis têm atributos funcionais que podem ser úteis se reagirmos a elas como sendo mensagens importantes sobre as nossas necessidades. O primeiro passo para se usar as emoções é reconhecer seus avisos. O segundo, reagir de forma adequada à mensagem.

O atributo funcional do arrependimento indica o que poderia ou deveria ter sido feito ou feito de forma diferente, o importante é saber que esta emoção - arrependimento está mostrando que cometeu um erro. E apenas ao reconhecermos nossos erros é que podemos evitar repeti-los no futuro.

Reconhecer uma emoção desagradável específica nos dá a oportunidade de reagir de forma adequada àquela emoção e assim assumir o controle dos nossos comportamentos e ter escolha emocional mais saúdavel.

.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page