DOSIMETRIA

A Norma regulamentadora n.º 15 define os limites de tolerância para a exposição ao ruído.Define também que as atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente. Quando falamos em NR 15 a exigência é do Ministério do Trabalho, ou seja, para fazer PPRA, PCMAT e Laudo de Insalubridade.

A maioria dos países (inclusive o Brasil), adota 85 dB(A) como nível-critério para a jornada de trabalho de 8 h; porem há países que adotam 90 dB(A). O fator de troca geralmente adotado é 3dB(A), mas há países que adotaram 5 dB(A), inclusive o Brasil.

A Norma de Higiene Ocupacional 01 (NHO 01) da Fundacentro determina que a dose de exposição ao ruído deve ser feita, preferencialmente, por meio de medidores integrados de uso pessoal (dosímetro de ruído), porém o mesmo deverá ser ajustado a atender as especificações da norma de segurança desejada. Quando falamos NHO 01 a exigência é do Ministério da Previdência, ou seja, para elaborar LTCAT e PPP.

A NHO 01 da Fundacentro correspondente à dose diária é igual 100%, e o nível de ação é de uma dose diária igual a 50%.

O dosimetro de ruído ,é um medidor integrado de uso pessoal que fornece dose e outras grandezas da exposição ocupacional ao ruído. O dosímetro é controlado por um microprocessador que funciona como um cronômetro, calculadora e banco de dados.

Controle de ruído significa mantê-lo dentro de níveis aceitáveis. Esses níveis aceitáveis se encontram nas normas vigentes.

Para controlar o ruído é necessário seguir a hierarquia de controle, a forma mais eficiente de controlar o ruído é na fonte, ou seja, eliminar ou reduzir o ruído na fonte geradora. Mas na maioria das vezes se torna inviável esse controle na fonte, recaindo então o controle na trajetória de transmissão, ou seja, implantação de barreiras acústicas, enclausuramento das fontes geradoras, silenciadores entre outros. Se nenhum dos dois tipos de controles for viável, então o controle deverá ser feito no receptor (pessoa exposta ao ruído) através de utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

DOSIMETRO DIGITAL

Onde Estamos

Unidade Taubaté

Rua Anisio Ortiz Monteiro, 50, Centro - Taubaté (12) 3624 5388

Unidade Pindamonhangaba

Av. Major José dos Santos Moreira, 1034, Vila Bourguesi - Pindamonhangaba (12) 3645 8489

Fale Conosco

Envie-nos sua mensagem!

Enviar